Mapas Animados: Como fazê-los?

Designamos de Mapa Conceitual Animado aquele mapa onde ao invés de pôr palavras colocamos figuras e desenhos. Além de fazê-los manualmente, estimulando nossa criatividade de desenhar, podemos fazê-lo através de recursos compautacionais como o Software Inspiration.

Inspiration é uma ótima ferramenta para trabalhar com crianças, pois pode ser usado sem complicação. Favorece a criatividade, serve para auxiliar a desenhar conceitos, elaborar diagramas e outras atividades de forma bem criativa e significativa. É um recurso computacional criado por Don Helfgolt e Mona Westhhaver e desenvolvido pela empresa Inspiration Software.

Mais informações você encontra no site:

www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/.../inspiration/descricao.doc


Como construir um Mapa Conceitual?

Visto que os princípios para a seleção e organização de mapas conceituais foram baseados na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, o critério para a sua construção, de acordo com Moreira (1990) são:

a) Seleção dos itens relevantes: na qual a teoria ausubeliana preconiza tais itens como conceitos e proposições que são palavras-chaves das idéias do novo conteúdo, e que relacionadas darão suporte para o desenvolvimento de um potencial significativo no aprendiz.

b) Princípios organizacionais dos mapas – são os princípios da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa fornecidas pela teoria ausubeliana que se referem a uma organização hierárquica das idéias (indo das mais gerais às mais específicas) e a evidência das diferenças e semelhanças (reais ou aparentes) existentes entre essas idéias, respectivamente. 

Ou, de forma mais clara, o importante para a construção dos mapas é ter, antes, uma boa pergunta inicial cuja resposta estará expressa no mapa conceitual construído.